Marcelo Souza
Marcelo Souza é Biólogo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutor em Botânica pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Botânica da UFRRJ e tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia, florística, Myrtaceae, restinga e Mata Atlântica. Atualmente coordena o Jardim Botânico da UFRRJ.
Luis Fernando
Luis Fernando é Biólogo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Doutor em Ecologica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua experiência se baseia em estudos florísticos e ecológicos em ecossistemas de restinga e floresta atlântica. Atualmente é professor na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), dirige o Jardim Botânico Palmarum e é curador do Herbário SAMES.
Jorge Costa
Jorge Costa é Biólogo pela Universidade Católica de Salvador (UCSal) e Doutor em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Associado II do Centro de Formação em Ciências Ambientais do Campus Sosígenes Costa (CSC) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Tem experiência em Sistemática e Filogenia de Plantas, Biogeografia, Biossistemática e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia, Evolução e Biogeografia de Detarioideae (Leguminosae); Levantamento Florístico; Inventário Florestal; Fitogeografia; Sistemática integrativa (nas linhas de genética de populações, biologia molecular, morfometria e polinização); Flora Neotropical; Botânica Econômica; recuperação, biomonitoramento e ecologia de comunidades vegetais em Restinga e Floresta. Atualmente é diretor do Jardim Botânico Floras da UFSB.
Juliana Freire
Juliana Freire é Biológa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutora em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desde 2010 é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa/Agrobiologia. Foi coordenadora do Comitê Técnico de Sementes Florestais da ABRATES de 2015 a 2022 e membro da Comissão Estadual de Sementes e Mudas do Estado do RJ de 2010 a 2020. Tem atuado nas seguintes linhas de pesquisa: sementes florestais, tecnologia de sementes (secagem, armazenamento, dormência) produção de mudas (inoculação de mudas com estirpes de rizóbios e fungos micorrízicos arbusculares), recuperação de áreas degradadas (semeadura direta), legislação e políticas públicas (Sistema Nacional de Sementes e Mudas).
Marli Morim
Marli Morim é doutora em Botânica pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pesquisadora titular aposentada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e afiliada à Diretoria de Pesquisas desta Instituição. Possui experiência profissional em pesquisa e docência em Botânica nas áreas de Morfologia e Sistemática de Eudicotiledôneas. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional Biodiversidade em Unidades de Conservação da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ) e do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE), sediado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Destacam-se como principais linhas de pesquisa: Taxonomia e Morfologia de Leguminosae, Coleções científicas e Florística de Mata Atlântica.
André Cardoso
André Cardoso é agrônomo pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e mestre em Ciências Biológicas, com concentração em Botânica Tropical, pela UFRA/Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Possui ampla experiência na gestão e conservação da biodiversidade na Amazônia, tendo atuado como Coordenador de Campo da Estação Científica Ferreira Penna, Coordenador do Setor Flora do Bosque Rodrigues Alves/Jardim Botânico da Amazônia e responsável pela implantação do borboletário do Mangal das Garças. Atualmente, é Analista Ambiental Master na Vale S.A., onde trabalha com restauração inclusiva em Unidades de Conservação Federais.
Gustavo Martinelli
Gustavo Martinelli possui doutorado pela Faculty of Sciences - University of St.Andrews, UK e atualmente é pesquisador titular do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e coordenador do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNC Flora). Nomeado como Ponto Focal do Brasil junto a Estratégia Global para Conservação de Plantas - GSPC/CDB. Docente do Programa de Pós-Graduação da Escola Nacional de Botânica Tropical-ENBT/JBRJ, Professor credenciado da Open University, UK; membro do Conselho de Administração da Fundação SOS Mata Atlântica; Responsável pelo "Brazilian Plant Red List Authority" da IUCN. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Bromeliaceae, Conservação, Floresta Atlântica, Biodiversidade de Montanhas, Taxonomia, Inventários e coordenação de expedições científicas.
Marcos Teixeira
Marcos Teixeira é graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi professor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e atualmente é docente do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas da UFES- Campus São Mateus, onde desempenha as seguintes funções: Coordenador do Laboratório de Educação Ambiental/Núcleo de Pesquisas e Práticas Pedagógicas em Biologia e Orientador no Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO - Nucleado na UFMG). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Educação ambiental; Ecologia e conservação da biodiversidade; Ensino de ciências e Biologia; Divulgação e popularização das ciências.
João Renato
João Renato é Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduaçao em Biologia Vegetal. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia de Angiospermas, Sistemática em Solanaceae e Estudos Florísticos. É curador geral do herbário BHCB e faz parte do comitê gestor do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos. É diretor do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.
Gabriela é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais (PPGCAF/UFRRJ). Durante a graduação, foi bolsista do Programa de Iniciação Científica do Jardim Botânico da UFRRJ (Proverde), desenvolvendo um projeto voltado para Conservação ex situ, além de atuar como bolsista de Apoio Técnico na informatização da coleção viva do Jardim Botânico da UFRRJ. Suas principais linhas de pesquisa incluem Conservação ex situ, Espécies ameaçadas de extinção e Coleções Botânicas.
Thais Hidalgo
Thais é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Doutorado em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Atualmente, atua como tecnologista no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde gerencia as coleções vivas e contribui para a conservação ex situ.
Marcus Nadruz- -Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Marcus Nadruz
Marcus é licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Gama Filho (UGF), com mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é Pesquisador Titular III do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), membro do corpo editorial da revista Arquivos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e revisor de periódicos como Kew Bulletin, PhytoKeys, NOVON, Caldasia e International Journal of Tropical Biology and Conservation. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia Vegetal.
Juliano Borin
Juliano Borin é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mestre em Ciências Florestais pela Universidade Bangor, no Reino Unido. Possui especializações em Agricultura Orgânica e Biodinâmica pelo Instituto ELO e em Educação para Adultos pelo Cornwall College, na Inglaterra. Durante sete anos, foi responsável técnico do Jardim Botânico Inhotim, liderando o Programa de Resgate da Flora, coleta de sementes, propagação de espécies raras e ameaçadas, treinamento de colaboradores e manutenção da coleção botânica. Desde julho de 2019, atua como curador botânico de Inhotim.